CURIOSIDADES

O atual prédio da Prefeitura Municipal de Paulista foi inaugurado no dia 28 de agosto de 1942 na gestão do então Interventor Capitão José Primo de Oliveira, num local onde antes funcionava o Teatro Paroquial da cidade.


✅ O cemitério público São José, em Canoas, foi construído no ano de 1912, com donativos arrecadados pela Associação religiosa denominada "Filhos de São José", sendo seu presidente o Sr. Ramiro Ramos de Lima.


✅ No "Porto Arthur" sempre desembarcava grande carregamento de lenha, tijolos, fios de algodão e outros produtos procedentes da cidade paraibana de Rio Tinto, para os serviços da Companhia de Tecidos Paulista.


✅ A Igreja de Santa Izabel foi construída pela Companhia de Tecidos Paulista (C.T.P.), sendo sua construção iniciada em 1946 e inaugurada em 1950. A Igreja foi construída em memória de Anna Elizabeth Lundgren, matriarca da família.


✅ José Firmino da Veiga faleceu no dia 24 de dezembro de 1964, vítima de acidente automobilístico. A viatura em que ele viajava com destino ao distrito de Abreu e Lima chocou-se violentamente na traseira de um caminhão que se encontrava na pista de rolamento, sem apresentar sinalização, isto nas proximidades do atual Hospital São José. Firmino da Veiga foi vereador e prefeito desta cidade, também conhecido como o "prefeito-operário".


✅ No ano de 1930, um avião tipo "teco-teco" fez um pouso de emergência no campo de Maranguape, nesta cidade, por falta de combustível. O destaque desta ocorrência é que a bordo do referido avião viajava o então 1° Tenente do Exército e saudoso Marechal Juarez Távora, em missão revolucionária.


✅ O operário Rosendo de tal, filho de José "pequeno", morreu em decorrência de violento coice de um cavalo ao abrir a porteira do Haras de Maranguape.


✅ Por proposição do ex-vereador Manoel José dos Passos, a data de fundação desta cidade passou a ser comemorada no dia 4 de setembro e o conhecido distrito de Mirueira recebeu a denominação oficial de Navarro, coincidindo com a data da Santa Padroeira desta cidade, que é Nossa Senhora dos Prazeres.


✅ O Paulistano, clube dos operários, funcionava na esquina em frente à praça 10 de novembro (atual praça Agamenon Magalhães). Sua famosa sede era sempre movimentada, e nos dias de grandes festas, como o salão ficava pequeno para caber a multidão, o povo tomava conta da Praça 10 de novembro, que virava um grande salão de dança ao ar livre. As grandes comemorações aconteciam no campo do Paulistano, no bairro da Aurora.


✅ Alguns nomes antigos: Paratibe era chamado de Caboatã por causa do povoado que deu origem ao bairro; Abreu e Lima era chamada de Maricota por causa de uma famosa prostituta que tinha uma "casa" no local.


✅ O Círculo Operário do Paulista foi idealizado e construído pelo Sr° João Gonçalves Filho, o popular João "Moreno", com a ajuda de seus filhos e colaboração valiosa de alguns amigos, cuja data de sua fundação ocorreu no dia 19 de agosto de 1956. Seus primeiros presidentes foram os seguintes Circulistas: João Gonçalves Filho, Antônio Pedro Xavier, Antônio Cabral de Souza e Eládio Gomes da Silva.


✅ Alguns nomes pitorescos de ruas e praças de Paulista: Marauira, Lama, Sol, Matinha, Abacaxi, Zinco, Marrecas, Cotejipe, "Pau-a-Pique", Cajueiro, Mangueira, Cotovelo, Canôas, Alto do Sumaré, Aurora, Alto do Céu, Sabuji, etc.